Comemoração 70 Anos Câmara Municipal de Itamonte

A Câmara Municipal de nossa cidade foi instalada no ano de 1947, no dia 14 de dezembro. De 17 de dezembro de 1938 até aquela data o município foi administrado por prefeitos nomeados pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, tendo sido o primeiro prefeito o Dr. Arlindo Carneiro Pinto ( 1939/1945 e 1946). Seguindo -se do Sr. Ari Carneiro (1945/1946),  Sr. João Pinto Carvalhal (1947),  Sr. José Perroni (1947),  pois vivíamos a Ditadura Vargas e os governantes eram nomeados para gerir os Estados da Federação e os Municípios. Com o fim do Estado Novo (Ditadura Vargas) os Municípios passaram então a eleger os seus representantes, tanto do poder executivo quanto do poder legislativo. Com o advento da eleição 1947 foi eleito pelo  voto popular nosso primeiro prefeito,  que também era o prefeito do distrito de Alagoa,   o Sr. Aristides Filadelfo dos Santos,e como Vice-Prefeito o Sr. Antonio Pereira Carvalhal. A primeira Câmara eleita  ficou constituída pelos seguintes vereadores: Delfim Eugenio Pinto; Antônio Lucas da Silva; José Perroni; Bernardino Costa Sobrinho; Pedro Ribeiro Silva; Pedro Ferreira de Carvalho; José Ribeiro Pereira Filho; João B Quirino e Gumercindo Ferreira Pinto. No ato de instalação da Câmara, foram eleitos para membros da primeira mesa diretora os seguintes vereadores: Presidente Delfim Eugenio Pinto, Vice -Presidente Antonio Lucas da Silva, Secretário José Perroni.

Comemorando a histórica data de instalação da Câmara Municipal de Itamonte que, independente das crises políticas vividas pelo pais, teve seu funcionamento ininterrupto, até o presente dia. A atual mesa diretora propôs ao plenário, e foi aprovado por unanimidade, a Resolução 03/2017, que instituiu a medalha do Mérito Legislativo.  Especifica para esta data. Distinção  esta que será entregue a todos os ex-presidentes e às famílias dos já falecidos, em sessão solene a ser  realizada no dia 21/12/2017, na sede do Legislativo Municipal.